5 ANOS DE CREDIBILIDADE, PIONEIRA NA REGIÃO E ÚNICA COM INSTRUTORES MASTER COACH !!!

domingo, 20 de novembro de 2011

DICAS DE FLEXIBILIDADE

Quem pratica Pole Dance ou outra modalidade que requer a flexibilidade para se alcançar a perfeição, sabe o quanto temos que ser disciplinados e persistentes, além disso temos que vencer os limites do nosso corpo, sentindo dores e enfrentando a ansiedade de conseguir chegar logo ao nosso objetivo.

Eu sou uma dessas atletas que busca a perfeição e como professora Master e proprietária do Studio Pole Dance Karen Bellini, tenho por obrigação ter uma didática completa, não só incluindo as técnicas de pole, mas também trabalhos paralelos como força, resistência, aquecimento apropriado, flexibilidade e dança,  portanto nunca é demais aprender, aperfeiçoar e se atualizar no que queremos desenvolver.
A flexibilidade é extremamente necessária, porém muitos pole dancers sentem dificuldade em desenvolvê-la, muitas vezes pela sua genética e outros por falta de conhecimento de como trabalhar para conseguir.
Pensando nisso, procurei  me aprofundar no assunto e criar dicas  de como iniciar um treinamento de flexibilidade e conseguir desenvolvê-la:
- Primeiro passo é ser disciplinado e treinar a flexibilidade ao menos 3 vezes na semana; 
- Ser paciente com seu corpo, cada pessoa possui um tempo de desenvolvimento, então respeite o seu, a ansiedade só irá fazê-lo desistir do seu objetivo;  
- Antes de iniciar um treino de flexibilidade, alongue muito bem, mas com relação a aquecimento da musculatura, existem contradições nas pesquisas. Muitos dizem que é necessário a musculatura estar aquecida para que não haja lesões,  já por outro lado há quem diga que o corpo deve estar frio, pois senão a musculatura nunca irá ceder para uma boa flexibilidade, além disso normalmente numa apresentação, alongamos mas não fazemos um aquecimento como normalmente é feito nos treinos, sendo assim a flexibilidade na apresentação não estará no máximo que normalmente atingimos durante nosso treinamento. Essa versão confirma também que se acostumarmos a fazer o trabalho de flexibilidade somente com os músculos aquecidos, o mesmo sempre irá voltar para sua posição inicial e nunca irá ceder quando frio, ou seja a flexibilidade nunca será atingida conforme queremos. A versão só alerta que os movimentos devem começar bem devagar e durante o treinamento aumentar sua velocidade, até no final usar um pouco de explosão.
Com relação a essas contradições, vale chegar a nossa própria conclusão, através de nossas experiências; 

- Durante o treino procure respirar corretamente; 
- Com relação ao tempo para se manter numa postura também existem controvérsias, pois estudos científicos afirmam que o tempo mínimo é de 30 segundos, mas que de 30 a 60 segundos o resultado é o mesmo.
 Atletas de Kung Fu, que também necessitam de uma boa flexibilidade para desenvolver sua arte, afirmam e tem como rotina de treinos, ficar na posição o tempo máximo que aguentarem. Quando eles vão passar de faixa, muitas vezes são provados a ficar horas numa posição de flexibilidade para que possam passar de nível.
O importante é não acostumar o corpo a manter uma rotina de tempo, meu conselho é que a atleta varie e repita a posição várias séries; 
- Para que não haja lesões, procure começar os exercícios dividindo os graus de dificuldade do fácil ao difícil, isso irá ajudar você a não sentir muitas dores; 
- Estudos confirmam que para se desenvolver com mais rapidez a flexibilidade, o atleta deve trabalhar com a “co-contração”, que nada mais é do que fazer força contrária do músculo que deseja trabalhar.
Ex.: Quando for fazer a borboletinha, peça para alguém forçar para baixo, pelo seu joelho, simultaneamente você faz força para cima, segura uns segundos (sempre em tempos diferentes), terminando o tempo a pessoa continua fazendo força para baixo e você relaxa; 
- Concentração é muito importante,  principalmente quando está numa postura incômoda, o segredo é relaxar o músculo que está sendo alongado para que possa ir além e sempre mantendo a respiração correta, por isso a concentração é essencial para um bom treinamento de flexibilidade;

- Treinar sempre em grupo ajuda, pois um pode ajudar o outro nas posições, principalmente nos trabalhos de co-contração e também no incentivo de atingir suas metas.;
- Posições estáticas são as mais comuns nos trabalhos de flexibilidade, porém não podemos esquecer das posturas em movimento, são tão importantes quanto a primeira.
Ex.: Segure numa barra horizontal e levante sua perna estendida para trás, baixando o mínimo possível a parte superior do corpo, como se fosse fazer uma trabalho de glúteo, com mais intensidade e explosão, faça isso em sequências sem parar em seguida segure o mais alto que conseguir manter a perna sem descer por alguns segundos, sempre aumentando o tempo.

Essas são algumas dicas para facilitar e alcançar o seu objetivo na flexibilidade do seu corpo.
Em breve postarei aqui no blog os exercícios  mais eficazes para flexibilidade que o Studio Pole Dance Karen Bellini está elaborando para os atletas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário